terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ao mestre com carinho.

Brasília, 15 de outubro de 2013.

Querido M. [com M maiúscula],

Com poucos meses, antes mesmo de andar, uma velha foto registra um carinho que só mais tarde eu poderia entender.
B com A, D com E. S O L E T R A R. Delta igual a bê ao quadrado menos quatro a cê. Vi vovó atrás da torre. Raimunda minha v... [Ops! Essa não pode contar pros p. que aprendi em sala]. Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, seno a cosseno bê, seno bê cosseno a. AntíteseCatacreseMetáforaEufemismoPleonasmoParadoxoSinestesiaAnacoluto. [Ufa!] Política do Café com Leite [e não estamos falando de culinária]. Como posso lembrar de tudo tão claramente?
23 anos. Incontáveis pessoas incríveis que passaram. Passaram, mas não sem deixar tua marca.
Confesso que vi tantos filmes americanos "baseados em fatos reais" da S. T. te homenageando (me senti velha em não poder ver Meu Querido M. hoje - uma velha tradição que não pertence mais a ex.-a.) e ainda assim achava utopia o poder de transformação que lhe foi dado em 4 anos de estudo. Eu estudei 4 anos também, poxa. Hoje eu sei que não posso fazer metade do que você faz por milhões de crianças/pré-adolescentes-mimado-e-chatos/adolescentes/adultos porque não são 4 anos de estudo, são milhares de histórias compartilhadas ano após ano.
Eu podia dizer que você é desvalorizado, mal pago, explorado... Podia dizer muitas verdades e fazer milhões de protestos por você, mas sinceramente, farei isso nos outros 364 dias do ano, hoje, eu quero apenas dizer MUITO obrigada! E só isso.
Obrigada pela menina que você "criou" e pela mulher que você não viu, mas está aqui praticando todos os dias o maior dos ensinamentos que você deu [não estou falando de regra de três, ok?]. Você me ensinou a acordar cedo, e por mais difícil que eu saiba que meu dia vai ser, eu ainda faço o que amo sorrindo. Não importa quantos obstáculos vou ter, quantas pessoas vão duvidar da minha capacidade, quantos não's vou ouvir, quantas vezes vou pensar em desistir. Não é nada disso que define o que eu faço como "bom", mas sim o amor com que me dedico.
Você acreditou em mim quando nem eu mais acreditava. Eu nunca vi a menina esperta que você via, elogiava, incentiva e muitas vezes se preocupava. 
Você pode não lembrar meu nome agora, mas gosto de imaginar você falando da menina baixinha e tagarela que sentava no canto encostado na parede. Gosto de imaginar você contando sobre aquele pequeno pedaço de giz que você me deu dizendo: Pra você escrever teu nome e a data no primeira aula que você for dar. Gosto de imaginar que uma dia você vai me ver ser alguém grande e importante e dizer com orgulho: Foi minha aluna.
Tudo o que fiz, faço ou vou fazer é para que um dia você possa ouvir em alto e bom som o que hoje digo:

Obrigada, mestre! [E sem mais.]
F. [s] T.

~A todos os [meus, seus, nossos] mestres, do maternal a graduação, com todo carinho.~

Nenhum comentário:

Postar um comentário